Coreia do Norte explodiu rodovia e ferrovia
Compartilhar
Nesta terça-feira, 15-10-24, mais um capítulo da conturbada relação entre Coreia do Norte e Coreia do Sul tomou conta dos noticiários no mundo. Os norte-coreanos explodiram partes de duas grandes ligações rodoviárias e ferroviárias que conectavam os dois países.
As explosões já eram previstas pelos sul-coreanos, que observaram na segunda-feira (14) algumas pessoas trabalhando no lado norte da fronteira, atrás de algumas barreiras.
Por que a Coreia do Norte explodiu estradas? - As explosões aconteceram como uma medida estabelecida por Pyongyang para cortar completamente suas ligações com a Coreia do Sul. Nos últimos meses, os dois países têm trocado “provocações”, desde que Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, anunciou em janeiro que desistirá de qualquer política para buscar uma reunificação pacífica dos dois territórios.
Inicialmente, os coreanos do Norte enviaram balões carregados de lixo ao sul e foram respondidos com drones de propaganda sobrevoando sua capital. O exército norte-coreano alertou que tomaria “medidas militares substanciais” e prometeu uma retaliação aos sul-coreanos.
Depois das explosões desta terça-feira, 15-10, os sul-coreanos reagiram com disparos de artilharia dentro de seu território, mas próximo à fronteira com a Coreia do Norte. Conforme o Estado-Maior Conjunto de Seul, a Coreia do Sul manterá “postura de prontidão total em cooperação com os Estados Unidos” e seguirá em alerta pelos próximos dias. Murilo Pascale - Foto: Ministério da Defesa da Coreia do Sul/AFP
Compartilhar – Comentar – Seguir – Curtir