Vídeo - Cuidado com os escorpiões
Mendes Aguiar
Compartilhar - Comentar - Seguir - Curtir
Assista ao vídeo - A picada de um escorpião pode ser fatal, especialmente nas crianças e nos idosos. No entanto, a maioria dos casos não resulta em óbito. O veneno do escorpião amarelo (T serrulatus), é o mais perigoso.
Fatores que aumentam o risco de morte: crianças e idosos são mais suscetíveis a complicações graves.
Tempo de atendimento: quanto mais rápido o paciente receber soro antiescorpiônico, é melhor.
Sintomas da picada: Dor intensa - Formigamento e vermelhidão - Aumento da sudorese (suor) - Aumento da frequência cardíaca (refere-se a um batimento cardíaco mais rápido do que o normal, geralmente acima de 100 batidas por minuto em repouso - Náuseas e vômitos – Tremores - Edema pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões, o que dificulta a respiração e a troca de gases - Insuficiência cardíaca (condição em que o coração não consegue bombear sangue de forma eficiente).
Primeiros socorros: Procure atendimento médico imediatamente - Lave o local da picada com água e sabão, se possível, e não atrasar o atendimento - Compressas mornas podem aliviar a dor - Não use garrotes, torniquetes ou faça incisões - Não aplique querosene, amoníaco ou outras substâncias - Não administre bebidas alcoólicas - Mantenha o paciente em repouso e hidratado.
Prevenção: Os escorpiões costumam se esconder nas paredes, ralos, fendas, entulhos - Evite andar descalço em áreas onde possa haver escorpiões - Use luvas e calças compridas ao mexer em entulhos ou em áreas rurais - Procure uma empresa especializada para controlar a proliferação de escorpiões.