Mãe disse que o filho de 15 meses morreu por negligência médica
Otto de 1 ano e três meses faleceu na terça-feira (11), em São Carlos/SP, a mãe Natally, acusa a UPA do Cidade Aracy de negligência.
Natally Francielli dos Reis de Oliveira, mãe de mais três filhos e que reside no residencial Eduardo Abdelnur em São Carlos/SP, disse que levou o filho Otto dos Reis na UPA na sexta-feira, 07-06-24, com sintomas de caxumba, segundo a mãe ele estava bem e sem febre. Ela solicitou um exame para confirmar o diagnóstico, mas teria sido informada pela médica que o exame não era necessário, foi liberado e passou bem o final de semana.
Na segunda-feira (10), Otto acordou fraco e sem apetite, preocupada, a mãe levou novamente o garoto até a UPA, onde foi atendido pela mesma médica. A mãe alega que novamente o atendimento não foi satisfatório e que precisou ficar aguardando por quatro horas. “Depois de 4 horas com ele ali no meu colo, largado sem ninguém passar ele na frente, ela [médica] atendeu e disse que o laboratório já não estava mais ali e que era pra eu voltar após às 18h”.
A mãe Natally retornou no período noturno e outra médica teria dito que não precisava de exames, pois menino não apresentava febre e por isso não havia infecção, liberando a criança. A mãe afirmou ainda que a criança não foi inserida no sistema de regulação de vagas Cross.
Na terça-feira (11), o estado de saúde de Otto piorou ainda mais. Ele estava com dificuldade para respirar, mesmo a mãe usando "bombinha". Natally então decidiu chamar o SAMU, que chegou rapidamente e diante da gravidade do caso, levou ao menino para o Hospital Universitário.
Na instituição de saúde ele foi diagnosticado, segundo a mãe, com desidratação grave, glicemia baixa e infecção generalizada, foi internado na UTI, mas não resistiu e faleceu após sofrer nove paradas cardíacas.
O atestado de óbito apontou septicemia, pneumonia bacteriana e parotidite como causa da morte. Natally disse acreditar que se o tratamento primário na UPA fosse outro, seu filho estaria vivo hoje. Fonte: SCA
Compartilhar - Comentar - Seguir - Curtir