Italiano

Detran Alerta: Promessa da CNH Social Digital nas redes é golpe

Detran Alerta: Promessa da CNH Social Digital nas redes é golpe

Compartilhe este conteúdo:

Mendes Aguiar

Compartilhar – Comentar – Curtir – Seguir

Programa criado para tornar mais acessível à Carteira Nacional de Habilitação Social para pessoas de baixa renda, passou a ser usada por golpistas na internet. Publicações nas redes sociais prometem o documento de habilitação sem custos, mas, na verdade, direcionam o usuário a fornecer dados pessoais e, mais adiante, pagar uma taxa de R$ 58,71 — valor que não existe no benefício oficial, que é gratuito.

Exemplo de texto disseminado nas redes diz: “CNH Social Digital 2025: Últimos dias para se inscrever! O Governo Federal, em parceria com o Detran e autoescolas credenciadas, está oferecendo a primeira habilitação totalmente gratuita para cidadãos maiores de 18 anos”.

O material falso inclui ainda um link para uma página que simula o layout de um portal de notícias e comete erro de português: “Governo e DETRANs lança (sic) ao ar o programa CNH SOCIAL DIGITAL 2025”.

Segundo o conteúdo forjado, o suposto benefício teria sido lançado em 1º de maio. Na realidade, a CNH Social foi criada em 2024 pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), ligada ao Ministério dos Transportes, com apoio dos Detrans estaduais, incluindo o Detran-SP.

O link fraudulento leva o usuário a uma página que imita o site do governo federal, pedindo CPF, nome, telefone e e-mail. Em seguida, é cobrada a taxa de R$ 58,71, a ser paga via Pix. A página ainda exibe o nome de um CFC (Centro de Formação de Condutores) e orienta o agendamento de exames médicos e psicotécnicos.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta para o risco de clicar em links suspeitos. Para garantir um ambiente seguro, o acesso deve ser feito somente pelo portal oficial do Detran-SP, que permite login via plataforma GOV.BR, agregando segurança ao usuário.

Em caso de golpe, a orientação é registrar boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil (delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br), notificar o Procon e contatar o banco ou operadora do cartão para tentar o estorno do valor.

Como obter - A CNH Social é um benefício obtido junto aos Detrans estaduais. Gratuito, o programa é voltado a pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiários de programas sociais e outros grupos prioritários, como jovens de 18 a 25 anos e desempregados. A consulta pode ser feita pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Em São Paulo, foram abertas 7.000 vagas em 2025. O processo inclui aulas teóricas, práticas e exames, todos gratuitos, com inscrições divulgadas anualmente no site do Detran-SP.

Compartilhe este conteúdo: