Ex-presidente Collor cumpre pena em cobertura de luxo
Mendes Aguiar
Compartilhar - Comentar - Curtir - Seguir
Na quinta-feira, 01-05-25, o ex-presidente Fernando Collor, 75 anos, iniciou o cumprimento da pena em prisão domiciliar, em sua luxuosa cobertura com vista privilegiada para a praia de Ponta Verde, uma das regiões mais valorizadas de Maceió (AL). O imóvel, avaliado em cerca de R$ 9 milhões, possui 600 metros quadrados de área privativa, cinco dormitórios, piscina, bar e garagem para cinco veículos.
Collor foi detido em 24 de abril, mas conseguiu autorização do ministro Alexandre de Moraes, para deixar o presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira e cumprir sua pena em casa, sob alegações apresentadas pela defesa sobre sua condição de saúde e idade avançada. O ministro acolheu o pedido com base em argumentos humanitários, destacando a necessidade de cuidados médicos contínuos.
Apesar da mudança no regime de cumprimento da pena, o ministro impôs restrições severas: usar tornozeleira eletrônica, receber visitas apenas de parentes, profissionais de saúde, advogados, e teve seu passaporte retido para impedir qualquer tentativa de fuga.
O apartamento onde o ex-presidente cumpre sua pena está envolvido em disputa judicial. No fim de outubro de 2023, a Justiça do Trabalho determinou a penhora do imóvel como garantia para o pagamento de uma dívida trabalhista de R$ 264 mil, decorrente de uma ação movida por um ex-funcionário de uma empresa da qual Collor é sócio.
Collor foi o 32.º presidente, de 1990 até 1992, quando renunciou enquanto respondia a um processo de impeachment aprovado pelo Senado Federal. Foi senador por Alagoas de 2007 até 2023 e presidiu a Comissão de Relações Exteriores do Senado de 2017 até 2019.