Assembleia - Comandante Giliardi Nishiara foi destituido do Centro de Convivência do Idoso
Mendes Aguiar
Compartilhar - Comentar - Curtir - Seguir
O Centro de Convivência do Idoso de Ibaté “Maria Catarina Cavichioli Valério” realizou nesta terça-feira, 25, uma assembleia histórica para deliberar sobre a renúncia da Diretoria e a eleição de novos membros para o comando da instituição. A reunião, que aconteceu na sede do centro, contou com a participação de 40 associados, que votaram de forma unânime em todas as pautas apresentadas.
Conforme o edital publicado no dia 19 de março de 2025, a assembleia foi convocada para tratar da renúncia dos membros da diretoria e do conselho fiscal, protocolada no dia 18 de março, além de discutir a formação de uma nova diretoria e conselho fiscal. A votação, realizada de forma secreta, iniciou às 9h para a aceitação das cartas de renúncia e, às 9h30, para a eleição dos novos representantes.
Renúncia da Diretoria e Conselho Fiscal - Na primeira etapa da assembleia, os 40 associados presentes votaram pela aceitação das cartas de renúncia da Diretoria e do Conselho Fiscal. O resultado foi unânime: 40 votos a favor da aceitação, sem nenhum voto contra ou abstenção. A renúncia, conforme o edital, foi motivada pela necessidade urgente de análise e deliberação sobre a situação administrativa e financeira da instituição.
Eleição da Nova Diretoria - Logo em seguida, foi realizada a eleição da nova Diretoria e do novo Conselho Fiscal. Novamente, a votação foi secreta e o resultado refletiu a unidade dos associados: 40 votos a favor da chapa única apresentada, sem nenhum voto contra ou abstenção. A nova diretoria, eleita por unanimidade, assume com o desafio de reestruturar a gestão do Centro de Convivência do Idoso, trazendo renovação e transparência às atividades voltadas aos idosos de Ibaté.
Eliminação do Ex-Presidente Giliardi - Um ponto de destaque na assembleia foi a situação do agora ex-presidente Giliardi Nishiara Ferreira, que, ao contrário dos demais membros da diretoria, não apresentou a sua carta de renúncia, a qual, segundo o novo primeiro-secretário Gilmar Borges Rabelo, foi apresentada ao Ministério Público.
Borges relatou que pelo fato de Nishiara ter assumido um cargo comissionado na atual administração municipal, a sua permanência como presidente da Casa acabou sendo comprometida, colocando em votação a sua destituição do cargo de presidente, tendo os associados, decidido, mais uma vez por unanimidade, pela sua eliminação do posto. Foram 40 votos favoráveis à saída de Nishiara, sem nenhum voto a favor de sua continuidade ou abstenção.
Fala da Presidente Eleita - A nova presidente eleita, Mirian Thomaz, expressou sua emoção e gratidão após a eleição. Com 15 anos de atuação como voluntária no Centro de Convivência do Idoso, Mirian destacou a importância da união e do trabalho em equipe para o sucesso da nova gestão. “Então, é gratificante, depois de tanta batalha, que foi uma batalha árdua, muito difícil, mas graças a Deus, Deus esteve sempre conosco na frente de tudo e estamos aqui tomando mais essa responsabilidade com gratidão a Deus, em primeiro lugar, e vamos trabalhar cada dia mais em prol da casa dos idosos, com amor, com dedicação, e alavancar isso daqui, porque o nosso idoso merece, são 22 anos de história, 15 anos que eu sou voluntária aqui, sempre fazendo parte da gestão da casa, e eu creio que tem tudo pra alavancar isso daqui”, declarou.
Mirian também enfatizou o carinho recíproco com os associados e a força da equipe que a acompanha. “Ah, é gratificante, é recíproco, assim, o carinho que eles têm com a minha pessoa, é muito gratificante. Então, eu falo assim, a união foi a força, tanto da equipe daqui, da casa do idoso, as meninas, a Regiane, a Vanessa, a Regina, a Tânia, é equipe, a gente tem que trabalhar em equipe, é que nem eu falo. E mais a chapa da diretoria com nossos idosos, eu acho que tem tudo a crescer, porque agora sim nós formamos uma equipe com união, então eu acho que tem tudo para dar certo”, completou a presidente.
Histórico - Recentemente, uma série de denúncias envolvendo o ex-presidente Giliardi Nishihara Ferreira, atual secretário-adjunto de Cultura de Ibaté, gerou controvérsias na cidade. Na época, nossa equipe de reportagem conversou com funcionários e uma diretora da entidade, que trouxeram à tona acusações graves contra Giliardi, incluindo o suposto desvio de finalidade de equipamentos adquiridos com verba federal e tentativas de manter influência administrativa na instituição mesmo após seu desligamento.
Giliardi rebateu as denúncias dizendo que alguns dos equipamentos, como notebook, tablet e celular, estavam sob sua responsabilidade. Ele afirmou que esses itens eram de uso pessoal do administrativo e, por isso, os mantinha consigo. Segundo ele, os equipamentos são patrimônios público e sua utilização estava vinculada às suas funções administrativas enquanto presidente da Casa do Idoso. “Os equipamentos foram adquiridos para uso administrativo e não para os frequentadores”, declarou.
Diretoria Eleita
•Presidente: Mirian de Fátima Rúbio Tomaz de Mello - Vice-Presidente: Marilene Valério Pessente - Primeiro Secretário: Gilmar Borges Rabelo
Segundo Secretário: Maria Aparecida Jorge - Primeiro Tesoureiro: Isabel Conceição de Oliveira - Segundo Tesoureiro: Benedito Osvaldo Sanchez
Conselho Fiscal Titular:
Silvana Adolfo da Silva Röttig - Eliete Boni Milhorini - Armelinda Oliveira
Conselho Fiscal Suplente
Márcia Valério Pallone - Rosa Maria das Dores Barbano - Rosane Panho Paz
Fonte: Região em Destake