Oncinha Rita é a mais nova moradora do Zoo Fábio Barreto
Mendes Aguiar
Compartilhar0
Com poucos dias de vida, uma onça suçuarana foi levada ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Morro do São Bento, resgatada pela Polícia Ambiental, após ser encontrada em uma rodovia em Santa Rita do Passa Quatro/SP.
Rita, como foi chamada pela equipe, ganhou cuidados clínicos e laboratoriais, inclusive uma dieta balanceada, com suplementação de cálcio e enriquecida em proteína animal, que foi essencial para o seu desenvolvimento, ganhando 4 quilos de peso.
“Ver a recuperação da Rita é muito gratificante, retrata a importância do nosso trabalho para toda a comunidade, receber esses animais silvestres, muitas vezes em condições de quase óbito, e ofertá-los uma nova chance, com qualidade de vida é sem dúvida muito gratificante”, explica Alexandre Gouvêa, responsável técnico do Cetras.
Agora, saudável e em fase de desenvolvimento, a oncinha já tem capacidade para interagir com outros animais e por isso, está sendo ambientada em um dos recintos do bosque, aonde irá conviver com a onça Kiara.
“Iremos parear a Rita com a Kiara, o que será essencial para o desenvolvimento natural dessa pequena, visto que foi resgatada com poucos dias de vida. Com o pareamento, conseguiremos promover esse comportamento, reduzir o estresse e ofertar mais qualidade de vida”, pontuou Gouvêa.