Municipios atingidos por incêndios podem receber chuva de fuligem
Uma chuva com precipitação de fuligem, é um fenômeno climático raro e preocupante. Essa ocorrência acontece quando partículas minúsculas de carbono, resultantes da queima incompleta de materiais orgânicos como madeira, carvão e combustíveis fósseis, se misturam com gotas de água na atmosfera e são carregadas pelas nuvens.
Os municípios de São Carlos, Araraquara, Ribeirão Preto, Batatais e Franca estão poluídos e a chuva fina que cai neste domingo, (25), pode ser a de fuligem, e vale lembrar, que a temperatura poderá cair nas próximas horas.
A chamada chuva “soot” ou de fuligem ocorre quando essas partículas se misturam com a umidade e formam pequenas gotículas carregadas de contaminantes, que acabam caindo com a chuva.
O resultado é uma precipitação escura, que pode manchar superfícies, poluição visual e ambiental. Além disso, a fuligem é composta por partículas finas que podem ser inaladas, representando um risco significativo à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios preexistentes, como asma e bronquite.
Esse tipo de precipitação é mais comum em áreas próximas a grandes incêndios florestais, queimadas ou zonas industriais com emissões elevadas de poluentes. A fuligem, quando presente na atmosfera, também pode absorver calor e afetar o clima, contribuindo para o aquecimento global.
Compartilhar – Comentar – Seguir – Curtir