Pousos e decolagens de helicópteros na Agrishow estão proibidos
Mendes Aguiar
Compartilhar- Comentar - Curtir - Seguir
Operações serão transferidas para aeródromo de Dumont, cidade a 5 km do recinto da feira; decisão foi tomada após um trabalhador morrer no desabamento de uma tenda causada por helicóptero, na edição do ano passado
Os organizadores da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2025) anunciaram o fim de pousos e decolagens de aeronaves no recinto de feira, este ano. O evento será realizado entre os dias 28 de abril e 2 de maio, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, no quilômetro 321 da Rodovia Antônio Duarte Nogueira (SP-322), o Anel Viário Sul, em Ribeirão Preto/SP
A decisão foi tomada um ano após um helicóptero provocar a queda de uma tenda que causou a morte do trabalhador do estande, Márcio Sabino, de 27 anos. Ele foi atingido por uma barra de ferro, durante o pouso de helicóptero na Agrishow, após a barra cair da estrutura devido à força do vento da hélice da aeronave.
A vítima que morava no Distrito de Jundiapeba em Mogi das Cruzes/SP e tinha vindo a trabalho para Ribeirão Preto, realizava serviços de reabastecimento de bebidas nos bares e restaurantes da feira do ano passado.
Com a mudança, todas as operações serão realizadas em um aeródromo localizado na cidade de Dumont, localizada a 5 km da feira. Para facilitar o deslocamento, os visitantes que chegarem em aviões e helicópteros terão um traslado próprio para a feira.
Outra novidade desta edição será a utilização do acostamento do Anel Viário Sul como uma terceira faixa de rolamento em horários de pico. A adaptação, que estará sujeita a autorizações pontuais, tem o objetivo de facilitar a saída e a entrada de visitantes à Agrishow e será feita por meio de uma força-tarefa com a Polícia Militar Rodoviária. Considerada uma das maiores feiras de tecnológica agrícola do mundo, a expectativa é de que a Agrishow injete na economia local e cidades vizinhas cerca de R$ 500 milhões.
Acidente causado pelo helicóptero ocorreu na manhã do dia 2 de maio de 2024 - Márcio Sabino, 27 anos, que estava internado na UTI, após ser atingido por uma barra de ferro, durante o pouso de helicóptero na Agrishow, em Ribeirão Preto, faleceu na noite de domingo (05-05-24).