Guarda Municipal, agora é Polícia Metropolitana
Mendes Aguiar
Compartilhar no Face – Comentar – Seguir - Curtir
O prefeito de Ribeirão Preto/SP, Ricardo Silva (PSD) sancionou nesta quarta-feira, 12-03-25, a mudança do nome da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para Polícia Metropolitana. A lei Complementar n.º 3.257 foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). A proposta do Executivo havia sido aprovada em definitivo na semana passada, por unanimidade pela Câmara Municipal.
A mudança de nome da corporação deverá garantir segurança jurídica ao trabalho dos guardas civis quando da prisão em flagrante de criminosos. Isso porque, atualmente, ao julgar um caso concreto, alguns juízes, argumentavam e decidiam que a GCM não tinha poder legal para efetuar aquela prisão.
Entretanto, a mudança não deverá aumentar o serviço da Corporação, já que eles realizam este tipo de procedimento há tempos, que em média são realizados dois flagrantes ao dia.
Com a mudança também haverá nova identificação visual nos equipamentos, uniformes e viaturas. A GCM tem 260 integrantes, além dos aprovados em concurso que aguarda a convocação pela prefeitura.
A “nova corporação” será transferida da rua Lafaiete, no centro, para um prédio da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP- Águas), na rua Olinda, 150, no Jardim Sumaré.