Português (Brasil)

Piracema começa nesta sexta-feira

Piracema começa nesta sexta-feira

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar

Começa nesta sexta-feira, 1º de novembro de 2024, a Piracema que se estende até o dia 28 de fevereiro de 2025. Durante este período, fica terminantemente proibida a pesca e captura de peixes das espécies nativas.

Na região de Ribeirão Preto, a fiscalização será feita pelo 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental com unidades, Franca, São José do Rio Preto, Fernandópolis e Ribeirão Preto/SP. Conforme a Polícia Ambiental a proibição ocorre para garantir um período de desova e reprodução com tranquilidade para os espécimes, possibilitando aumento da população de peixes nos rios.

A fiscalização que cuida dos rios e reservatórios em 189 cidades será diuturna, até o final do período de Piracema. Serão empregadas dezenas de viaturas, embarcações, drones e agentes especializados para reprimir o crime contra o meio ambiente. Pescadores profissionais e estabelecimentos que possuem estoques de peixes nativos devem declará-los, identificando cada espécie, até o dia 4 de novembro.

Piracema - O fenômeno natural cujo nome vem do tupi 'saída de peixes', é uma etapa vital para peixes como pacu, pintado, cachara, curimba e dourado. "O período de defeso é fundamental para garantir a perpetuação das espécies e a sustentabilidade dos estoques pesqueiros.

Compartilhar – Comentar – Seguir - Curtir

 

Compartilhe este conteúdo: