Primavera começa neste domingo com previsão de clima seco e chuvas abaixo da média
A primavera de 2024 tem início no Brasil no domingo, 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília), e se estenderá até o dia 21 de dezembro, às 06h20. Este período, conhecido por ser de transição entre as estações seca e chuvosa na região central do Brasil, marca também o início do plantio das culturas de verão, com um aumento gradual das chuvas em diversas áreas do país.
Segundo o Prognóstico da Primavera elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), o clima seco deverá predominar até meados de novembro em várias regiões do Brasil. O volume e a qualidade das chuvas, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, dependerão da umidade transportada pela Amazônia.
No Amazonas, uma das áreas mais afetadas pelos incêndios florestais, a seca e a incidência de queimadas devem persistir até outubro. Já para o Sudeste, a previsão aponta chuvas abaixo da média em São Paulo e no centro-oeste de Minas Gerais, enquanto as demais áreas podem ter chuvas próximas ou acima da média ao longo da estação. As temperaturas devem se manter acima da média, sobretudo no oeste de Minas Gerais e São Paulo.
As condições oceânicas também exercem uma influência significativa sobre o clima. O modelo de previsão de ENOS do APEC Climate Center (APCC), localizado na Coreia do Sul, indica uma possível transição de um período de neutralidade, que vigora desde junho de 2024, para o fenômeno La Niña entre setembro e novembro, com 58% de probabilidade, e 60% entre outubro e dezembro. Em anos de La Niña, é comum haver uma redução de chuvas na Região Sul e um aumento nas regiões Norte e Nordeste.
No entanto, outros fatores climáticos também influenciam as condições no Brasil, o que pode atenuar ou intensificar os efeitos do La Niña. Esses fatores foram considerados nas previsões para a primavera de 2024, reforçando a necessidade de monitoramento constante do clima ao longo da estação.
Compartilhar – Comentar – Seguir - Curtir